segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Ex-grávida


Os meses passaram muito mais rápido do que imaginávamos...
E minha grávida preferida, desde o dia 11 de outubro é minha ex-grávida preferida.
João nasceu com 50 cm e 3,5 kg.
Fui visitá-los na quarta-feira passada, cheia de ansiedade...

A Mari estava ótima, cansada, mas a felicidade era tão nítida em seu rosto que me deu uma calmaria ao vê-la. O João é lindo e tem seus olhos.
Durante a visita os assuntos eram os mesmos: gravidez e bebê, mas com um ítem a mais: o parto.
Eu sabia que ela já tinha narrado "um dos momentos mais importantes da vida dela" umas mil vezes, mas pôxa, eu estou a menos de 3  meses de passar pela "mesma coisa", então, meio sem jeito, pedi que contasse como foi.
A minha sorte é que minha ex-grávida preferida adooooooora compartilhar toda essa experiência (não é a toa que ela é minha ex-grávida preferida...) e começou a contar tudo, desde o "e a bolsa estourou"...

Eu estava me sentindo num furacão de emoções: uma mistura de alegria em saber que foi tudo bem (já que meu parto será feito pelo mesmo médico dela); ansiedade, justamente por desejar, cada vez mais, que minha experiência, do Sil e da Luna seja tão boa como foi a dela, do Berg e do João; medo da dor, pelas contrações e "cortinhos" necessários para darem um empurrãozinho ao parto normal e receio de não ser uma boa mãe e uma boa mulher, por saber que uma nova fase da vida começará assim que a Luna nascer e será tudo tão, tão, tão.... 

Pra mim, ter um parto normal tranqüilo, rápido e bem sucedido depende muito da capacidade médica, da equipe técnica e da preparação que a mãe teve durante os meses de gestação; mas, mais do que isso, ter uma experiência tranqüila é questão de merecimento, porque não é pra quem quer, é pra quem pode!

Bem, já visei a Moura que aquela seria apenas uma primeira visita; que, assim como as nossas conversas de grávidas foram fundamentais pra mim, quero saber de todos os detalhes de seus dias como mãe do João; avisei que vou com um bloquinho de anotações pra registrar todas as novas dicas e descobertas.

Parabéns Mari, pelo filho perfeitinho e por ter merecido uma experiência tão boa ao trazer seu pequeno ao mundo e obrigada por tudo, sempre!

2 comentários:

  1. Oi Aline!
    Faz tempo q a gente não se fala, né? Eu soube da sua gravidez, fiquei muito feliz por vc, e de vez em quando venho aqui no blog dar uma olhadinha - esse assunto de maternidade, bebês e barrigão me fascina! Sou mulher, acho que é natural. To com 35, já e cada vez mais sentindo a pressão do tal "relógio biológico" rsrsrsr Mas enquanto seu lobo não vem, eu fico pesquisando sobre o assunto (na verdade eu pesquiso e me informo sobre isso desde muito tempo, pq eu adoro mesmo). Adoro ouvir os relatos das mulheres sobre como foi a gravidez, o parto, como é cuidar do bebê, etc, etc... e sou fã dos sites http://www.amigasdoparto.com.br e http://www.partodoprincipio.com.br
    Você já deve conhecer, mas em todo caso, não custa compartilhar, né?
    Num outro site tem um texto legal que eu gosto muito, que eu mandei pra Moura tb, logo que soube q ela tava grávida, olha só: http://www.bionascimento.com/index.php?option=com_content&task=view&id=96&Itemid=37
    Querida, espero que goste da leitura.
    Um abração!

    PS.: Tenho uma amiga que teve seu bebê há pouco tempo tb, de parto normal: não houve necessidade de fazer episiotomia (aquele corte chato) e parece que não é mesmo recomendável fazer sempre o corte. Veja com seu médico, de repente vc consegue pular essa parte chata :) http://www.xoepisio.blogger.com.br/2005_10_01_archive.html (esse blog é mais radical, mas acho que tem muitas informações relevantes...)

    ResponderExcluir
  2. Ah Aliiiiiiine pára vai...! Só por que tô pudim...
    A gente de dentro não se vê assim, mas gosta de ver o olho do outro sob a gente - especialmente quando é tão poetizado como o da Aline.
    Depois do João nascer, várias das crises INEVITÁVEIS que temos antes de pegá-los nos braços, escorrem suavemente entre os dedos. Sabemos mais do que imaginamos e nossa capacidade de aprender e nosso jogo de cintura é bem maior do que esperávamos. Graças! Pois rapadura é doce mas não é mole não...
    Ia passando pelas primeiras etapas do seu nascimento com um pé na vivência e outro no registro - tanto em escrever o que passava comigo como em contar para os amigos a experiência. Nesse quesito, Aline tem um papel especial. Pensei muito nela... em contar pra ela que tudo rola! A dor super rola, o parto e o corte rolam, e principalmente os primeiros dias (e noites) rolam. E quanta lágrima rola junto...
    Enfim, querida, a parceria desde o começo foi uma diliça e quando sua Luna chegar será melhor ainda... Imagina os dois?
    Querida, aproveita muito essa etapa final por que a gravidez chega devagar e em processo mas acaba num susto, numa força, numa contração e dá um saudosiiiiiismo. E vem logo virar mãe e me salvar das minhas dúvidas, me oferecer suas respostas...
    Ah! E se merecimento realmente tiver a ver com isso, tranquilize-se por que o seu tb será suave na nave!!
    Beijos na famia!

    ResponderExcluir