quinta-feira, 19 de maio de 2011

Imitando...

Sempre tentei ler o máximo possível sobre gravidez e bebês. A gente sabe que é na prática que se aprende mesmo a “manusear” o pequeno ser, mas ler pode ajudar bastante. Pesquisava em sites, lia livros e conversava com mães mais experientes do que eu – leia-se: mães que tiveram filhos antes de 13 de janeiro de 2011, não importa quão antes disso foi.
Todas as fontes sempre dizem da importância do estímulo pro bebê, estímulo pessoal-social, motor e lingüístico. E uma consideração que sempre me chamou atenção foi:
 
Aí ficava me perguntando: como é que o bebê vai ouvir o som que sai da boca, ver a expressão que o adulto faz para produzir o som e conseguir imitar? Eu achava tão difícil aquilo...
Luna, ainda antes de completar quatro meses, me surpreende mais uma vez.
Minha mãe vinha pegando Luna na escola quase todos os dias, já que eu trabalho fora e só chego em casa por volta das 19, Silvio havia pego um trabalho em seguida do outro e estava alocado nos clientes há semanas.
Na casa da minha mãe tem um espelho gigante na sala, logo atrás da mesa de jantar. Adoro pegar a Luna no colo e ir pra frente do espelho. Ela adora! Bebês adoram ver outros bebês e o espelho é o “amigo mais próximo”.
Estávamos lá na quinta passada e eu comecei a fazer um dos milhares de barulhos que faço com a boca; difícil descrever e não achei definição melhor: imitação de soltar pum, sabem? Claro que sabem... E não é que, no segundo seguinte Luna fez igual?! Com a pequena diferença que se babou todinha pra fazer isso. Meu pai não acreditava, andava pela casa dizendo: “Olha isso! Não é possível! Essa menina é um gênio!!!” Não sabia se ria dela imitando ou dele delirando com a “genialidade” da neta.
E ela não parou mais desde aquele dia, é só a gente fazer uma vez ou outra pra ela disparar a fazer igual. E é tão charmosa fazendo o barulinho... Ainda não consegui gravar, espero que dê certo no final de semana, já que dia de semana fica mais difícil...
Agora é continuar os estímulos e esperar pela próxima surpresa barulhenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário