Melhorar o sistema respiratório e, conseqüentemente, proporcionar um sono mais tranqüilo; trabalhar as habilidades motoras, noções de espaço e tempo e aumentar o apetite.
Natação é considerada o esporte mais completo que existe e, tirando o último benefício (já que Luna tem uma boquinha nervosa), todos os outros aspectos positivos da modalidade seriam muito bem-vindos pra minha pituca.
Num dia qualquer no trabalho, conversando com Kelly – amigona de longa data – sobre academia, minha vontade de voltar a me exercitar e como fazer isso sem ficar muito tempo longe da Luna, ela deu a idéia de fazermos natação, eu e minha pequena, juntas. E como Luna ama tomar banho, eu tinha certeza que as aulas seriam sucesso total!
E eu não resisto a uma nova experiência para vivenciar com minha filha. Talvez seja aquela coisa de mãe de primeira viagem, de não querer deixar escapar nada, achando que o filho só será feliz se viver de tudo um pouco.
A questão é que fiquei com aquilo na cabeça e fui imediatamente pesquisar sobre o assunto. O primeiro texto que li foi tão convidativo que minha vontade de levar a idéia adiante só crescia.
Voltando pra casa naquele dia, comentei a história toda com o Sil e na hora ele me disse: a academia onde eu faço natação tem aulas para bebês.
É uma rede de academias da Zona Leste e a unidade onde ele faz é super perto de casa. Maravilha! No dia seguinte passamos lá com a Luna pra que eu pudesse conhecer o lugar, o professor e conversar sobre a aula em si. Nessa altura do campeonato, imaginem como estava a minha super ansiedade nada controlável. Eu estava vendo nós duas na piscina, felizes da vida.
E daí que não daria certo lá: passamos na academia na quinta-feira passada e, para nossa tristeza, aquela unidade na Vila Matilde só tem uma piscina disponível, a de adulto; e quando a piscina estava mais vazia era justamente durante meu horário de trabalho. Mais cedo ou mais tarde do que isso, a piscina estaria lotada. Pensando que é natação para bebês, a aula precisa ser tranqüila; portanto, não, né?
Num gesto quase desesperado e sem esperanças, pesquisei outras unidades da rede e descobri uma á um quilômetro de casa! Melhor que isso, impossível! Liguei perguntando sobre as aulas e a recepcionista me disse (quase) tudo o que eu queria ouvir: a piscina infantil está disponível! E outra, os horário são bem melhores!
Pronto. Agora nada iria nos deter. Aula de natação, aí vamos nós! Sábado foi dia de comprar os acessórios: fralda pra piscina, touca e maiô. Um maiozinho lindo, tão pequenininho, branco na parte de cima, listras brancas e vermelhas e um laço vermelho no meio. Primeiro maiô de Luna.
Saí de casa na segunda-feira pela manhã, já deixando a mala da natação semi-pronta; a mochila de passeio de Luna serviria perfeitamente pra nós duas. O primeiro exercício foi mental, o de não esquecer nenhum item para antes, durante ou depois da aula: chinelos, toalhas, toucas, maiôs, fralda de natação, brinquedos de molhar, nécessaire, fralda, pomada, lenço umedecido, pentes, shampoo, documentos, carteirinhas do convênio, álcool-gel, porta-chupeta, lenço de papel, manta, roupas, touca de frio, meia, tênis, pano de boca, fruta, prato, colher, copo de água... Ufa!
No final da tarde, Silvio me pegou no metrô e fomos juntos buscar a pequena na escola. Como ela costuma jantar ás seis da tarde, achei que não fosse necessário comer alguma coisa antes da aula. Naquele dia ela havia jantado mais cedo e ela ficaria com fome se mantivéssemos a rotina da mamadeira apenas às oito da noite. Passamos de volta em casa e pegamos uma banana. E foi daquele jeito, mamãe tirando tecos de banana com os dedos, amassando e dando na boca da cria.
Chegando na academia, descemos até o andar de baixo, onde ficam as piscinas e fomos apresentados aos professores (um rapaz e uma moça – assim como toda academia de grande porte que conheço, os professores sempre são bem novos). Assim que eles viram a Luna e o rapaz da recepção informou que estávamos ali para fazer uma aula experimental de natação para bebês, percebi que os dois professores simplesmente não esperavam por aquilo, senti que a idéia não agradou e que se olharam como quem diz “Puts! Um dos dois terá que entrar na piscina”. E essa reação “só” aconteceu por um motivo: a demanda de aulas para bebês é raríssima na academia e naquele horário não tinham outros bebês fazendo aula há algum tempo. Isso, pra mim, já é um ponto negativo, pois li sobre a importância de outros bebês fazendo aula juntos e socializando o momento com os pais.
Combinei com Sil que ele se trocaria enquanto eu arrumaria a pequena para sua primeira aula. Assim que ela estivesse pronta, eu a deixaria com ele para poder colocar minha vestimenta de natação. E aí começou toda a logística. Primeiro preciso contar que o vestiário é feito único e exclusivamente para adultos e não tem qualquer tipo de infra-estrutura para bebês. Os armários ficam na parede do fundo – metade deles com a porta quebrada e de um tamanho que me fez usar dois - e um banco comprido azulejado no meio do corredor; duas fileiras de chuveiros, cada uma numa das paredes laterais do vestiário, sem suporte na parede para apoiar shampoo, sabonete ou nada. É um lugar limpo, mas, por outro lado, não o é; portanto, nem pensar deixar Luna sentada ou de pé no chão ou no banco sem nada por baixo. Luna fica de pé apenas com apoio, mas ainda não posso desgrudar os olhos um segundo sequer dela, pois a qualquer momento ela pode desequilibrar ou as pernas afrouxarem e ela cair. Ela fica super sentadinha há alguns meses, mas se algo chama sua atenção, ela não hesita em tentar pegar, este algo estando perto dela ou não. Ou seja, mamãe-braços-de-polvo e velocidade de lince para dar conta de tudo. Sem contar que levei uma toalha á menos, então tive que apoiá-la na toalha que seria a minha, do banho. Sem problemas, mãe é pra isso. Deita a neném, tira a fralda, limpa, coloca a fralda de piscina; senta a neném, tira a blusa e coloca a parte de baixo do maiô; coloca a neném de pé e termina de colocar o maiô; segurando a neném sentada no banco, mamãe-braços-de-polvo se estica mais do que a mulher elástica de Os Incríveis pra poder guardar tudo na bolsa e no armário.
Primeira maratona percorrida. Ficamos os três – já que Silvio foi liberado pelos professores a também fazer a aula – ali na frente da piscina, esperando a aula começar. Família graciosa em trajes de banho. Luna nos olhando com as toucas na cabeça. Faltando alguns minutos pra efetivamente entrar na piscina, o professor comentou que poderíamos sentar Luna na beirada e deixá-la molhar os pezinhos. E assim foi, sentei no chão e segurei Luna na minha frente, com os pés dentro d’água. Silvio, muito apressadinho, logo entrou na piscina e pegou a pequena no colo, apoiando-a em seu joelho. Até aí estranhamento zero. Luna se divertia como se estivesse na banheira de casa.
Às 19h45 o professor entra na água e logo pega Luna por baixo dos braços. Informa-nos que a aula tem a duração de meia-hora, pois mais do que isso pode ser prejudicial para o bebê. Sim, meia-hora é um tempo ótimo! Durante a aula, comentei sobre a possibilidade de termos algum estímulo musical. Ele disse que seria difícil, por conta do barulho que vinha da piscina adulta, ao lado da infantil; mas me tranqüilizou lembrando que aquela era apenas a primeira aula, e o que importava era a identificação do bebê com a água, mas que nas próximas poderíamos ter os estímulos sonoros através de músicas cantadas por nós.
Os primeiros movimentos são leves, balançando-a lateralmente de um lado para o outro, para soltar o quadril. Naquele ponto Luna percebeu que estava e um lugar diferente, tendo como apoio os braços de alguém que ela não conhecia; mas como eu e Sil estávamos ali do lado, ela ficou tranqüila. O professor deixou Luna numa posição mais de bruços, uma maneira de incentivá-la a bater as perninhas dentro da água. Fizemos revezamento durante a aula toda, todos os três seguravam a pequena brincando com ela dentro da água. Outro estímulo foi segurá-la não pelos braços, mas pela barriga e quadril, para que ficasse com todos os membros soltos, á vontade para se mexerem como quisessem. Nessa posição, quem não a estivesse segurando, posicionava-se á sua frente, estimulando-a a ir “buscá-lo”. Preciso confessar que ela se interessava mais em ir “buscar” ao Silvio do que a mim. Hunf! Mudávamos os movimentos durante a aula, e foi incrível ver o avanço dela nesta posição do início para o final. Nas últimas voltas pela piscina, seus movimentos eram mais coordenados, fortes e seguros.
A posição barriga pra cima, segurando apenas pelas mãos, foi um pouquinho menos receptiva. Ela só tinha ficado desse jeito deitada na cama, sofá, etc. ou na banheira, com o bumbum apoiado no fundo. Ao colocá-la desse jeito na piscina, ela ficou com o pescocinho bem durinho, fazendo força pra cima. Ficava mais relaxada quando a cabeça ficava apoiada no nosso ombro, deixando apenas o troco solto.
Outro estímulo do professor era colocar apenas a boca dentro da água para fazer bolinhas. Ele a segurava numa posição menos horizontal do que anteriormente e fazia o movimento, estimulando que ela o imitasse. Achei um pouco cedo para incentivar que ela colocasse a boca na água, pois sabia que era certeza que ela tentaria beber ou lamber a água. Dito e feito: assim que o queixo encostou na água, ela abriu o bocão e colocou a língua para fora. Mas vi um vídeo onde essa técnica já era introduzida aos alunos em uma escola de natação logo na segunda aula. Então me segurei para não falar nada. Na verdade Luna nem ligava quando o pescoço cansava e de vez em quando a cabeça dava uma mergulhada rápida dentro da água; assim que voltava, piscava os olhinhos com rapidez, abria a boca, lambia a água que estava em volta dos lábios e continuava a brincar. Ela também não (muito) ligava quando o pai começava a espirrar água no rosto dela; mas que incomodava um tanto a mim, isso sim.
E a primeira aula foi assim, um reconhecimento do lugar, do professor, do meio e principalmente do próprio corpo. E ela se divertiu a beça.
Acabou? Não!
O pós-aula é a segunda parte da maratona. E tudo isso nos fez concluir uma coisa, enquanto Luna não tiver independência para ficar de pé sozinha sem hesitar em cair, só será possível fazer aula em família. A logística final foi assim (quase impossível de descrever): eu entraria pra dar banho na Luna enquanto Sil tomava banho; filha e pai prontos, seria a minha vez de ir para o chuveiro.
Saí antes da piscina pra deixar tudo o mais pronto possível: tirar mochila e sacolas do armário, separar roupa, fralda, toalha e sabonete. E foi nesse momento, com o corpo molhado, que constatei o pior: o vestiário estava um gelo! Eu tremia dos pés à cabeça. Fiquei paralisada, pois seria terrível pra Luna se pegasse aquela friagem. Por conta de todo quadro alérgico dela, a gente toma tanto cuidado em casa com a temperatura da água e do quarto que eu não poderia deixar que aquilo acontecesse ali. Pedi na hora para desligar o “ar condicionado” (ou sei lá que raios era aquilo), mas um deles teve que continuar funcionando, pois estava no mesmo interruptor da luz. Engenharia inteligente é isso! E agora eu sabia que teria que fazer tudo muito mais rápido do que fiz antes da aula.
Como não levei toalha pra tirá-la da piscina – e ainda não havíamos comprado o roupão - tive que enrolá-la na minha. Peguei Luna da piscina, corri pro vestiário e foi o tempo de pegar o sabonete e entrar no chuveiro. E aí entra aquela ajudinha sensacional: não tem porta-sabonete na parede! Solução: abaixar, apoiar Luna no joelho e fazer tudo ali; tirar a touca, o maiô, abrir o sabonete líquido, lavar a cabeça e o corpo todo. Sem chuveirinho, peguei Luna no colo e entramos as duas no chuveirão mesmo, com todo cuidado possível, claro. E Luna achou ruim? Que nada! Ela adora o chuveirão! Ria e mexia as perninhas que só vendo.
Sai do chuveiro e enrola a neném na toalha. Estico aquela minha toalha – já super úmida – no banco e deito a neném ali, ainda enrolada na sua. Um detalhe importante: minha toalha estava em baixo da minha filha, portanto, eu não tinha a menor possibilidade de me enxugar e tive que fazer tudo molhada, meio afastada para as gotas do cabelo não pingarem na guria. Coloca fralda, blusa, calça, meia, penteia o cabelo, pega o cobertor e leva a cria pro pai. Pra não deixar os dois esperando muito tempo, tomo um banho de 47 segundos e começo a socar tudo na bolsa guardar tudo. Duas sacolas para roupa suja e molhada foram suficientes? Não.
Chega de loucura. Vamos pra casa.
O benefício ‘proporcionar um sono mais tranqüilo’ foi percebido pouquíssimos minutos após o carro começar a andar; Luna dormiu largada na cadeirinha. E o sono correu bem a noite toda. Mas isso não é o fim da estória.
De terça pra quarta ela não dormiu bem, o nariz ficou mais congestionado e isso a incomoda demais. Na quarta Silvio a buscou na escola e eu cheguei em casa por volta das seis da tarde. Luna estava num estado entristecedor: aparência cansada, olhinhos vermelhos e com muita secreção, espirrando e tossindo mais do que o normal; e o nariz... Ah, o nariz! Não havia Rinosoro, inalação ou limpeza que tirasse tudo o que tinha ali. Não foi uma noite de brincadeiras no tapete da sala, bola, brinquedos, sentar e levantar ou andar pelo sofá. Foi noite de muito cuidado, carinho e amor. Tudo o que eu tinha no peito.
Na quinta-feira Luna não foi pra escola, ficou em casa com o pai e a Vovó Tiloca. E foi melhorando aos poucos, voltando a ser a pequena agitada e curiosa que sempre foi.
Depois deste “breve” relato, resumo que tudo valeu a pena. Luna se divertiu à beça na aula; estava super feliz brincando conosco ali naquela banheira gigante. E, apesar dos pontos negativos citados em relação à academia, achamos que vale a pena continuar. Como me disse Silvio: A felicidade dela ali, durante a aula, não tem preço. Mas o episódio que aconteceu dois dias depois foi um alarme muito importante. Natação sim, mas a saúde dela em primeiro lugar.
E ficamos torcendo pra que venha o verão e o calor, possibilitando muitas e muitas aulas pela frente.
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