segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Outras cegonhas...


Quando criamos este blog tínhamos  em mente descrever todas os sentimentos e experiências que acontecessem em nossas novas vidas desde agora ad infinitum. 
Mas gostaríamos também que aqui fosse um espaço para compartilhar emoções e vivências - tão especiais quanto - de pessoas queridas...

Virno, um grande amigo, compartilhou conosco como foi o (re)nascer de sua família.

Pedi autorização à ele pra que eu pudesse compartilhar com vocês esse relato tão intenso... Segue na íntegra: 

Amig@s...

penso e pensei tantas coisas - rabisquei, apaguei, reescrevi, escrevi - e ainda não tenho a dimensão do que tenho (e temos) vivido desde a chegada de Aurora neste plano, dia 19 de julho, as 08:49h.

Ândrea e eu tínhamos uma convicção: Aurora chegaria quando achasse que estivesse preparada, ao seu tempo, da maneira mais natural e "primitiva" possivel. Das contrações ritmadas ao parto, passaram-se mais de 12h. E digo: estas horas transformaram para sempre minha e nossas vidas. Mistura-se o mítico, o racional, a coerência, a falta de, nossos sentidos e sentimentos, crenças, espiritualidade etc.

Nada mais rock and roll que estar, presenciar e participar de uma gestação. Nada é mais intenso, mais prazeroso, intenso e transgressor que isto. Aurora chegou de parto natural, com mínimas intervenções e, sobretudo, o respeito às decisões consentidas entre nós e a equipe que nos acompanhou durante a gestação, escolhidos por um único fator que nos moveu e move: a humanização nas relações, o respeito e a reciprocidade. Estes profissionais deixaram de ser a obstetra, a doula, a parteira, o pediatra, a fonoaudióloga e tornaram-se, para sempre, nossos amigos. Uma relação intensa, baseada num princípio fundamental em uma gestação: confiança.


Ao presenciarmos os relatos e as fotos da Semana de Apoio ao Parto Normal, em um dos relatos, encontrei um significado para o que vivi nestas 12 horas e durante toda a gestação: ao nascer Aurora, não apenas ela nasceu, mas nasceu alí, um novo homem e uma nova mulher. Isto é real.


Já tivemos noites de pouquíssimo sono, de muitas dúvidas e algumas certezas mas, acreditem: isto pouco importa no momento que você está com seu filho nos braços. Precisamos desta reclusão nos primeiros dias da chegada de Aurora, tudo e nada mudam. A relação com o tempo transforma-se por completo. A única coisa que soube nestas duas semanas foi que o técnico de meu time assumiu a Seleção Brasileira, para a sorte do Corinthians e azar de uma nação...


Depois de 3 dias de sua chegada, Aurora curtiu alguns dias "dentro de sua segunda espaçonave" - uma fototerapia que não a incomodou em nada. Ainda aprende a mamar, afinal, tinha tudo à mão no aconchegante lar no útero de sua mãe. Neste aprendizado, Andrea e eu também temos aprendido muito. Particularmente, da necessidade de reunir forças e uma certa reclusão necessária, nem tanto física mas, sobretudo, espiritual.


Agradeço, de coração e alma, aos gestos de carinho, de amor, de amizade e tudo mais que nos enviaram nestes dias. Somente agora tive condições para demonstrar nossa gratidão e amor. Ficaremos super felizes em recebê-los em nossa casa e compartilharmos desta experiência - pedimos apenas mais alguns dias até que a amamentação de Aurora esteja regulada. É o momento de celebrarmos!


Aproveito para desejar "uma boa hora" para o efeefe (Felipe Fonseca) e, em especial, as queridíssimas Aline Cortes e Mariana Moura. O que desejamos durante toda a gestação - que Aurora chegasse a seu tempo, feliz, saudável e perfeita, é o mínimo que podemos desejar a vocês. Contem conosco para o que quiserem!


E aproveito também para divulgar os espaços que incentivam o parto humanizado, fundamentais em nossas escolhas e princípios:

http://www.mamaedahora.com.br/
http://www.casamoara.com.br/
http://www.maternidadeativa.com.br/
http://www.partodoprincipio.com.br/
http://www.primaluz.com.br/
Beijos a tod@s, recheados de boas energias, vibrações e, como diria Cazuza, "todo amor que houver nesta vida".

Virno (Tico)

Ândrea
Aurora Chernioglo Virno
Frida (que esteve ao nosso lado a todo instante no trabalho de parto) 

Obrigada Virno por, no meio desse "furacão" todo, ter o carinho de citar meu nome e me desejar energias boas...
Parabéns pela filhota!
E bora trocar figurinhas! rsrsrs