quarta-feira, 18 de agosto de 2010

Visita especial...

Gente!
Sabe aquela "amiga mais grávida do que eu" de quem eu sempre falo aqui no blog? Aquela que "me inspirou" a começar um diário virtual da minha barrigudice ao me mostrar seu incrível livro-diário?
Então, ela - Mariana (A) Moura - veio aqui na minha mesa no trabalho perguntar se eu doaria um post do blog pra ela! 
Quê?!?!?!
Claro que sim!!! Sempre relembrando que aqui quero compartilhar o que vivo e sinto e também proporcionar o compartilhamento do que rola com @s amig@s e barrigudas próximas.
Ela se empolgou MESMO na hora de escrever, mas eu pelo menos não ligo não... Está tão gostosa a escrita que flui facinho...
Lá vai:

[Aceita um post?!]

Depois de mandar dois honrosos pedações de bolão em plena tarde na firma, resolvi pedir um cantinho no brogue da amiga para registrar minha colaboração-aflição-reflexão. Parte por que o tema aflige a nós duas (eu e Aline - as duas pós-bolão) e parte por que adoro escrever (e parte por que sou inxirida mesmo)... não tenho a pretensão de elucidar muita coisa, mas usar o espaço para trocar bobagens sobre as preocupações corriqueiras das meninas "embarrigudadeiras"!!!

Seguinte, o tema é: peso! Pois é. Na minha opinião, Aline é referência-sonho no quesito "magrice". A mina tem quase a minha altura e pesa na casa dos 50 (no comecinho da casa alilás); já eu pesava na casa dos 60 (láaaaa no finalzinho dele). Inclusive na área brogue, a única coisa que consegui produzir foi um de comida para provar e atestar minha gula profissional (http://comidadebarrigacheia.blogspot.com).

Mas, vamos lá. Desde que minha gravidez entrou em estado avançado (e, enfim, visível) tenho notado que é temática cara as grávidas que se encontram perguntar logo no comecinho da aproximação: "e aí? quanto engordou?" e umas se gabam dos poucos quilos e outras se assustam com o avançado do engordamento. Pois eu nunca soube bem onde me encaixava até mês passado. Vou contar o histórico.

Filha de família que flerta intensamente com a obesidade, sou cuidadosa com as calorias (mesmo sendo um ser ultra-lariquento). Tempos atrás, descobri uma zuuuuuper nutricionista que amo, que me ensinou a ver os alimentos de um outro prisma, que não é calórico apenas, mas sim funcional. O que encaixa com o que, o que contribui pra que, como desintoxicar, balancear, e tudo sem sofrer - pelo menos pra mim que não sou muito preconceituosa na invenção gastronômico-integral, que amo frutas e saladas coloridas. Ver a comida como a energia que supre (ou falta) no corpo... como base de todas as necessidades e forças. Nada de novo até a gente conseguir colocar em prática de verdade e ver os efeitos também de verdade. Ela supervisionou uma redução drástica na quantidade de carboidratos e frituras da minha vida e a minha intensa imersão no reino dos integrais e da pouca fritura. Emagreci pouco - nem era esse precisamente o objetivo - mas perdi muita massa gorda, medidas e aprendi a mandar na bagunça que era meu sistema digestivo.

E aí estava eu no momento do embarrigamento em que me encontro agora. No começo, sem conseguir horário com ela, fui gerindo minha alimentação com um aumento desordenado de calorias. Sem escândalo, mas também sem método. [O chocolate do bolão recém-comido, no momento, causa movimentos estratosféricos de João em minha barriga - talvez queira manifestar algo... vamos ver se compreendo a linguagem fetal até o final do post.] No começo da gravidez, a vida, pelo menos pra mim e pra Aline, não foi nada fácil. Enjôo interminável, indisposição, muita dor de cabeça... Aline perdeu peso, eu não - sou dessas que termina namoro, fica desempregada e é despejada e sempre engorda, nunca emagrece. Fiquei chata, confesso! Até a consulta...

Naaaaaa consulta com ela - THE nutricionista, descobri que o aumento de calorias auto-decidido não era bom, nem suficiente. Muito surpresa, tive a feliz surpresa: comer! Muito mais do que imagina!!!! Pra uma pessoa que comia pouco carboidrato, mas que é doida por um pão, a felicidade foi imensa. Saindo do consultório, liguei pro marido e disparei "se vc tentar me acompanhar, tá f******, vai ficar obeso". Sorrindo pelas ruas, comparava as duas referências quanto a engorda gestacional que tinha até então (no 3º mês de gravidez): por um lado, Dr. Cuca Fresca, meu obstetra - com quem tudo é permitido - que me disse que poderia engordar até 20 kg; por outro, a nutricionista, um pouco nutricionista (além de oriental) demais, onde o campo saudável era entre 7 e 12 kg. A nutricionista ganhava referências positivas pois estava em seu 8º mês de gravidez - o que lhe dava mais crédito do que as que o próprio experiente obstetra gozava. [Ave! Post longo, e a reunião na sala ao lado chamando.]

Fui tocando, maravilhada com o mundo que se abria pela frente: arroz e feijão no almoço e no jantar e um sanduba de pão integral no final da tarde. Comi o que tive direito e claro, um pouco a mais. Até o 6º, tinha engordado 4 quilos, que me parecia bem razoável. Do 6º pro 7º a surpresa! 5 kgs!!!! Em um mês só. Pânico na Zona Sul! O que aconteceu?! Sei bem... andava comendo muito e engordando pouco - todo mundo dizendo "vc é só barriga, não engordou nada..." aquilo foi introjetando ni mim e eu fui me seduzindo pela oferta inegável do 2º prato, de mais um pedaço, outro pãozinho e BUM!!!! Toma essa! 5 kgs em um mês.

Fiquei encanadérrima. Minha nutri de licença curtindo horrores seu novo nenê e eu, ai de mim, desamparada! Solução: fome eu tinha, comer eu precisava - trata-se portanto de refletir sobre o que exatamente se come. Invés de pãozão, fruuuuutas, muitas frutas. Passei a levar pro trampo uma feira inteira: duas frutas pro lanche da manhã, mais duas pro da tarde. E continuidade nos exercícios (meio molengas) que me eram permitidos.

Daí hoje: obstetra! Muitas ansiedades e tantas outras curiosidades listadas e, sem fim, em mãos... entre elas, o peso - dei uma controlada? Vamos lá, pesa lá e... tan-tan-tan-taaaaaan - 700 gramas, minha gente!!! Su-real! Deu certo, rendeu frutos... os frutos... entende? As frutas renderam frutos... poucos e levinhos! Viva! Viva!

Portanto, no presente momento, entrando no 8º (Aaaaaaaaaaaaaaaaaaah! Me-dooooooooooooooooo!), engordei 9,7 kg. Estou dentro do que esperava de mim mesmo. Mas, fica a dica (pra mim mesma, diga-se de passagem): segue segurando a onda!!! Por que é agora que o nenê cresce mesmo e ganha peso mesmo... se aplica na fruta e segura no pão. Pra mim, precisei desse longo percurso, pra chegar nessa simples conclusão que repito: MANERA (mas não nega) NA MASSA E VAI FUNDO NOS VIVOS E FRESCOS (viva as frutas e os verdes e família)!!!

Finalizando, " lo juro"! Se alguém precisar de uma nutri é só falar que passamos o contato - a Aline vai nela semana que vem e pode dar um retorno do que ela achou tb. Ela acabou de voltar da licença e há de nos salvar da ignorância, principalmente, trazendo informações de quem cruzou a fronteira, e já tem um nenê no colo. Aliás, depois do nenê dela permitir, ela me ligou e me deixou a dica: "Sim, toma cuidado com o ganho de peso, mas calma também por que a amamentação dá super conta do recado - da perda do peso". E erguemos mais um Viva! a amamentação que é linda, linda, linda! E útil e saudável e emagrecedora e boniiiiiita de um tudo.

Fico por aqui... e um viva a Aline entrando no momento pancinha bonitinha da vida.

Torçam por mim que entro, receosa, ansiosa, esperançosa, feliiiiiiiz, no 8º mês. Voa, como voa! E há tanto por fazer, pensar, ler, saber... e não vai dar e VQV ( vamuquivamu) que na raça todo mundo vai!!!!

Fui!!!

(P.S.: Desculpem a quantidade enorme de palavras e de palavras inventadas. De vez em quando só elas dão conta da informação desejada.)