segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

27.02.2012 – Uma chave e a paranóia

Quatro pessoas possuem uma cópia da chave da minha casa: eu, Silvio, minha mãe e minha sogra.
A minha fica em dois lugares possíveis: no porta-chaves do armário do escritório ou no bolso direito da minha mochila.

Mas a semana passada foi um tantinho agitada e mudamos (mais ainda) nossa rotina: Silvio com conjuntivite, sem poder me ajudar com as demandas da pequena e sem poder sair de casa; eu levava Luna sozinha pra escola e, pra poder buscá-la, deixava o carro no metrô.

E acontece que na sexta-feira perdi minha chave. Era um tal de sair com a mochila toda, sair só com as coisas da Luna, ir ao mercado só com a chave e a carteira... E nessa bagunça, me desorganizei. Cheguei à noite, precisei dela por algum motivo e... Cadê?

A parte da chave foi explicada, a paranóia começa aqui:

Observação importante: Moramos num condomínio de 16 sobrados e temos um funcionário de uma empresa terceirizada que fica por lá ás 2ª, 4ª e 6ª-feiras para lavar, tirar lixo, regar o jardim, essas coisas. Recentemente o funcionário antigo, gente boa e trabalhador foi “substituído” (não ficou muito claro o motivo) por um cara mal educado, mal encarado e vagabundo. Na reunião de condomínio desde final de semana a opinião sobre o cidadão foi unânime: fora já! Quem tem segurança de morar num lugar com uma pessoa dessas circulando livremente perto de nossos pequenos?! Mas acontece que na semana passada ele ainda estava lá e isso conta muito pra minha história.


Cheguei exausta em casa na sexta, então procurei a danada da chave em cada milímetro superficialmente em lugares mais “prováveis”; sem sucesso. Então me lembrei do tal cara da empresa terceirizada e entrei numas de achar que o cidadão poderia ter encontrado a chave – já que eu não fazia idéia de onde poderia ter perdido deixado a dita cuja – e poderia estar planejando entrar na minha casa de madrugada pra assaltar ou sabe-se lá o quê. Mas foi uma paranóia tão grande que eu cheguei todas as portas e janelas dez vezes (como se isso fosse adiantar caso ele estivesse com a chave) e fui dormir (já que não tinha outro jeito) com o coração apertado e a cabeça a mil.
Como o final de semana foi bem agitado – e tínhamos a chave do Silvio em uso – acabei não procurando mais.

Noite de sábado pra domingo, a mesma paranóia. Ai que merda! Esses noticiários, por mais “realistas” que sejam, de gente sendo seqüestrada, bebês sendo maltratados por familiares e desconhecidos e todo tipo de horror “verdadeiro” andam me fazendo um mal danado. E não é que eu assista! Mal tenho tempo de sentar na frente da TV, e quando rola, é pra assistir coisas como Cocoricó com a Luna ou seriados de canais pagos. Mas a gente sabe que essas notícias correm atrás da gente, né? E as redes sociais as propagam bem também. Acho que precisa ser divulgado sim, não dá pra esconder a realidade que passeia ao redor. O problema é como a coisa é feita e retratada.


O lance todo é que tudo isso sempre aconteceu e nunca me afetou do jeito que me afeta hoje. Eu sofro demais com cada notícia, como se tudo estivesse acontecendo com a Luna. Notícia de seqüestros de bebê? Parece que estão arrancando a Luna de mim. Mulher que vai abortar, pois não quer ter filho agora, por mais que o companheiro insista que ficará tudo bem (sim, isso aconteceu recentemente com um querido meu)? Quase morro de dor no peito; sofro e choro copiosamente! Notícia de bebê que é jogado fora assim que nasce, que apanha por chorar ainda com meses de vida?! É demais de terrível! Mas TENHO que entender que não tenho muito o que fazer e principalmente que a Luna está bem. Sempre falo que eu preciso de terapia, mas que no momento não vai estar sendo possível, sabe como é...

Enfim. E pra ajudar, Silvio acordou no domingo ás 09h15 (do horário de verão) e me chamou: “A Luna ainda não acordou, nem pra mamar de manhã?” Eu ainda meio tonta, parei uns segundos pra pensar e conclui que... Não! Pronto; se o objetivo dele era me matar do coração (quase) conseguiu.

Ele correu até o quarto ao lado e encontrou a pequena deitada, de olhinhos bem abertinhos. Tomou um susto, pois ela não se mexia, mas na verdade e delicinha deveria estar num de seus pensamentos profundos. E o domingo começou com todos muito bem.

Passamos o dia fora e só voltamos no final da noite (sim, era bem tarde). E decidimos dar uma geral de verdade para tentar encontrar a abridora de portas. A busca detalhada começou já no carro... Nada. Subimos pra casa e o Silvio foi olhar na minha bolsa; porque eu já tinha olhado duas vezes, mas olhar de homem – ainda mais do Silvio - é diferente, né?! Encontrou alguma coisa? Claro que não! Desânimo total! E aí, “despretensiosamente”, ele fez o gesto mais simples do mundo: levantou o carregador da bateria do notebook, que estava na bancada do escritório. E eis que ali, brilhando meio encardidinho, estava meu trio de chaves. Recebi do marido um olhar 43 - ao contrário - com a argolinha que prende as chaves pendurada no dedo e um ‘prestenção’ de pai. Ufa! Que alívio.

E nesta noite dei um beijo bem gostoso da minha pequena, senti seu cheiro de neném grande e meu travesseiro me pareceu leve, leve; bem diferente daquele tijolo das duas noites anteriores. E agora acrescentei um chaveiro bem grande ao molho de chaves e a promessa de que tomarei mais cuidado com o pequeno objeto causador de pânico interno.

8 comentários:

  1. Eu sou mestre em perder chaves. Já nem me abalo mais... rsrsrs... Mas assim como você sou super sensível a tragédias com crianças. beijocas e cuidado com a chave nova!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que irei triplicar os cuidados! Chega de paranóias extras.
      beijocas

      Excluir
  2. É, querida, a gente se torna uma coisa tão diferente e preocupada que assusta, né? Graças a Deus eu faço terapia - mudamos para o 15• andar, todas as janelas têm grades e ainda assim eu tive pesadelos (acordada)... rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ai nega, que bom que vc pode fazer terapia, te ajuda nesta questão "nunca mais vou viver com o coração tranquilo"?
      Beijos

      Excluir
  3. Ahh eu ás vezes fico bem paranóica tb! Mas não mais com chaves!!kkk
    É que sou a RAINHA de perder chaves. Agora tenho o Theo que me ajuda nessa tarefa...ele perde o molho de chaves pra mim e pro pai dele com muita eficiência!! kkk
    É a vida.
    Ainda bem que vc achou.
    Paranóia nessa etapa da vida acho que é bonus: Ganho um filho e um caminhão de encanações!
    super bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe aqueles livros 1001 filmes para assistir antes de morrer, 1001 lugares para conhecer antes de morrer? Então, as paranóias que acompanham a chegada d eum filho não caberiam neste tipo de livro. Aiaiai, as chaves aqui em casa ficam no alto, acho que irei poupar a Luna dos meus olhares de "mãe brava" neste caso.
      Beijos!

      Excluir
  4. É... eu estou precisando de um mega chaveiro urgentemente!
    Agora eu entendo porque as pessoas carregam bichos de pelúcia e penduricalhos nas chaves! =D

    E ó... tira esse cara do prédio, hein! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa! É verdade, né? Agora faz tooooodo sentido!
      Pode deixar que a troca do tal terceirizado está sendo providenciada.
      Beijocas!

      Excluir